Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Projeto do Campus Restinga é contemplado em edital de apoio a habitats de inovação e empreendedorismo

O InovaLab@Restinga foi um dos quatro projetos contemplados pelo Edital de Apoio a Projetos para Implantação e Estruturação de Habitats de Inovação e Empreendedorismo da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) do IFRS. O projeto, coordenado pelo professor Alexsandro Cristovão Bonatto, recebeu uma bolsa de iniciação científica e tecnológica e auxílio institucional.

Além de fomentar a implantação e a estruturação de habitats de inovação e empreendedorismo nos campi do IFRS, o edital tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências de gestão dos habitats para o apoio à inovação e ao empreendedorismo e fomentar a inovação tecnológica e social e o empreendedorismo como agentes promotores do desenvolvimento regional.

 

Sobre o projeto

 

O projeto do InovaLab@Restinga surge no intuito de implantar um ambiente de experimentação e prototipagem no Campus, fortalecendo ações já existentes com a perspectiva de se consolidar um habitat de inovação. Ao mesmo tempo que a instalação do InovaLab@Restinga dialoga com uma série de ações em curso no Campus Restinga, sob o ponto de vista da promoção do

empreendedorismo e da inovação - dentre as quais, a Incubadora Social Tecnológica, os projetos integrados de ensino nos cursos técnicos, as disciplinas que envolvem projetos nos diversos cursos superiores e o Programa Despertar, entre outras iniciativas de ensino, pesquisa e extensão - será um importante mecanismo de interação com a comunidade e com o Distrito Industrial da Restinga. O projeto está estruturado em 4 fases e prevê a instalação do ambiente InovaLab@Restinga, a realização de oficinas estilo 'makers' para difundir o conceito e a tecnologia da prototipagem rápida, a prestação de serviços à comunidade e a ampliação gradual da ação, com a participação em novos editais e programas de fomento para constituir um Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI). Nessa perspectiva, a proposta propõe ações claras de aproximação de tais tecnologias do público interno e externo, tais como: o uso coletivo dos equipamentos de prototipagem rápida, cursos, seminários, palestras sobre uso desta tecnologia(s), softwares necessários, possibilidades de uso e como replicar as ferramentas/máquinas. Tudo isso irá contribuir diretamente para o desenvolvimento tecnológico dos diversos cursos do Campus e para tornar o Campus Restinga um polo de inovação e empreendedorismo.

Além de Bonatto, a equipe é composta pelos professores Shana Sabbado Flores e Rafael Pereira Esteves, com cooperação da empresa Con3D.

 

Seleção de bolsista

 

O projeto está selecionando bolsista na modalidade Iniciação Científica e/ou Tecnológica no Ensino Superior (BICTES). A bolsa terá duração de 10 meses, no período de maio de 2017 a fevereiro de 2018, com valor mensal de R$ 400,00, para 16 horas semanais. O candidato deve estar matriculado em um curso superior do Campus Restinga, sendo necessário ter conhecimento de programação, eletrônica e microcontroladores. As inscrições serão realizadas no período de 18 a 20 de abril de 2017 diretamente via e-mail do coordenador do projeto (alexsandro.bonatto@restinga.ifrs.edu.br). Confira o edital de seleção.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Restinga

Rua Alberto Hoffmann, 285 | Bairro Restinga | CEP: 91791-508 | Porto Alegre/RS

E-mail: comunicacao@restinga.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3247-8400